Como formatar seu nome artístico corretamente

Como formatar seu nome artístico corretamente

Os tipos diferentes de nomes artísicos

Um nome artístico parece uma coisa bem simples, certo? Todo mundo conhece Lizzo, Simon & Garfunkel, Jay-Z & Kanye West. Mas você sabia que cada um desses artistas se encaixa em uma definição diferente de nomes artísticos, para plataformas digitais tipo Spotify?

Neste artigo, a gente vai explicar como cada um desses nomes artísticos é formatado de maneira diferente, e por que é preciso haver essas distinções.

O que é um artista primário?

De todos os tipos de nome artísico, esse é o mais simples e objetivo.

Um artista primário é o artista que leva o crédito de uma música. Como dissemos acima, a Lizzo é um bom exemplo. Em seus dois álbuns, Lizzobangers e Cuz I Love You, ela aparece como a artista primária. É só ela que “assina” esses álbuns.

E como o Spotify vai mostrar um artista assim? É só visitar a página da Lizzo e você vai ver o nome dela (e só o nome dela) no alto da página

Como formatar seu nome artístico corretamente

Ela é a única artista primária. Fácil!

Então, se você for enviar suas músicas para uma plataforma de streaming e for o único artista solo, assim como é a Lizzo, ou se você fizer parte de um grupo que usa um nome artístico (vamos usar o AC/DC como exemplo, pra colocar um pouco de rock), é esse o nome artístico que entra no campo de artista primário.

O que é um artista composto?

Aqui o angu começa a ter caroço. Um nome artístico composto (ou compound artist)  acontece quando dois ou mais artistas primários vão ocupar o mesmo campo.

Para simplificar, digamos que são dois artistas, tipo Simon & Garfunkel. Paul Simon e Art Garfunkel têm uma discografia solo cada um. Mas, antes de partir em carreira solo, eles estrearam na música juntos, lançando LPs de folk que você já pode ter encontrado na casa dos seus avós. E na época em que eram uma dupla, eles usavam um nome só, como se fossem uma entidade: Simon & Garfunkel. Não era Paul Simon & Art Garfunkel.

Quer conferir com os próprios olhos? É só ir até o Spotify e buscar por Simon & Garfunkel. Você vai encontrar todos os discos clássicos da dupla.

 

 

Agora busque por Paul Simon ou Art Garfunkel. Você vai se deparar com as páginas da carreira solo de cada artista.

 

Mas hits como Bridge Over Troubled Water? Eles estão na página de Simon & Garfunkel. E já que cada um dos dois artistas lançou músicas separadamente, esses sons que fizeram juntos só vai estar na página de nome artístico composto, do qual os dois faziam parte.

Quando você for mandar suas músicas para serviços de streaming, e se seu grupo tiver um nome composto, você vai ter de digitar o nome artístico completo. Entretanto, cada plataforma digital vai ter suas regras de formatação para nomes artísticos, e muitas vão exigir provas online de que o seu nome artístico existe. Isso é chamado de web presence, ou presença digital. As plataformas podem pedir presença digital para acreditar que o seu nome artístico é grafado da maneira que você registrou. A gente cobre o passo a passo dessa questão em um artigo da nossa central de ajuda.

E se eu fiz uma colaboração com outro artista primário?

O último tipo de artista primário que existe é a colaboração, ou collab. Uma colaboração é quando dois ou mais artistas se unem para criar uma música ou um álbum, e os dois ficam com o mesmo crédito de artistas primários, mas mesmo assim cada um quer manter o seu nome artístico. É só pensar em Jay-Z e Kanye West colaborando em Watch the Throne.  Em vez de formar um novo grupo, ou banda, eles decidiram ser creditados individualmente.

Vá para a página de Watch the Throne no Spotify e você verá os nomes dos dois artistas, separados por uma vírgula.

Clique no nome de qualquer um dos dois e você vai ser encaminhado para a página desse artista, onde Watch the Throne também vai estar entre os lançamentos solo de cada um.

Esses nomes são mostrados com um E Corporativo (&)  que une os dois nomes em um só, e são mostrados assim: Jay-Z & Kanye West.

O processo de envio de colaborações entre dois artistas com nomes diferentes também é diferente. Quando você estiver preenchendo o nome do artista na página de envio ao Spotify, você vai primeiro escrever o nome de um artista, depois clicar no sinal de mais (+) que está ao lado desse campo, e depois preencher com o nome do segundo artista.

Como formatar seu nome artístico corretamente

Isso vai criar um segundo campo para o nome do segundo artista. Cada artista primário vai ter seu nome colocado em um campo só dele. Desse jeito, a música vai ser considerada uma colaboração pelas plataformas

Como eu dou crédito para artistas que fazem só uma participação?

E se eu convidar outro artista para aparecer numa música minha? Isso é chamado participação, ou feat, que vem do inglês featured artist (artista convidado).

Nesse exemplo, vamos usar de novo o álbum do Jay-Z & Kanye West. Confira a página do Spotify de Watch the Throne de novo e dê uma olhada na primeira música do álbum,  “No Church in the Wild.”

Como formatar seu nome artístico corretamente

Está vendo esses dois nomes de artista do lado direito do título da música? Frank Ocean e The-Dream. Eles são artistas convidados. Ambos os artistas cantaram nessa música. E, já que eram artistas convidados, eles não recebem crédito de artista primário. Por mais que o Frank Ocean também apareça em outra canção (“Made in America”), ele é um artista convidado em ambas.

Se outro artista for aparecer como convidado numa música sua, você vai dar a ele ou a ela um crédito diferente, que não é de artista primário.

O processo para a inscrição de um artista convidado é diferente no caso de singles e no caso de álbuns:

  • Single: Coloque o nome de artistas convidados na primeira página. É só clicar no sinal de mais (+) que tem ao lado do campo do nome de artista. Quando aparecer um segundo campo para colocar o nome de mais um artista, você vai poder escolher se é um artista primário ou convidado. Se houver mais de um artista convidado, é só clicar no botão de mais quantas vezes for preciso.
  • Álbum: Você vai colocar o nome dos artistas convidados mais para a frente no processo de inscrição. Quando você tiver de preencher as informações sobre cada uma das faixas, você terá de responder se há artistas convidados em cada uma das faixas. É nessa altura do campeonato que você vai clicar no botão de mais (+), escolher que é um artista convidado e escrever o nome dele ou dela. Assim como acontece com singles, cada artista convidado deve ser inscrito em um campo próprio. Clique no botão de mais para cada artista que aparece.

Como formatar seu nome artístico corretamente

Faixas que são registradas com artistas convidados são automaticamente registradas da maneira certa nos metadados das plataformas. Então isso vai fazer com que os nomes de todos apareçam nos lugares certos. Por exemplo, a música “No Church in the Wild”, é mostrada como  “No Church in the Wild (feat. Frank Ocean and The-Dream).”

Por que é importante que eu formate os nomes artísticos de maneira correta?

Para resumir, é porque os metados são importantes.As plataformas digitais precisam saber seu nome artístico certinho para que ele possa ser buscado e encontrado. Se o seu nome não estiver formatado corretamente, em todas as plataformas, as pessoas não vão conseguir encontrar suas músicas, e as pessoas que não puderem encontrar sua música não vão poder ouvir a sua música. Então respeite as regras de formatação de nomes! Escolha um nome artístico, escreva ele direito e vá divulgar sua música como se não houvesse amanhã.

 

Como formatar seu nome artístico corretamente publicado primeiro em https://somosmusica.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s