Entrevista: Boi Calemba Pintadinho e sua história centenária

Boi Calemba Pintadinho. Foto: Luana Tayze.

O Boi Bumbá ou Bumba Meu Boi ou simplesmente “o Boi” é uma das figuras folclóricas mais icônicas do norte/nordeste brasileiro. Nascido da lenda de um boi que morre e depois ressuscita, a tradição chega até mesmo a alcançar alguns estados do sudeste e sul. Mas é no ponto mais ao norte do país que o Boi é rei e sua figura é praticamente indispensável nos festejos juninos.

Um dos primeiros registros da manifestação cultural data de 1840 em Recife. No Rio Grande do Norte, um dos grupos mais antigos é o Boi Calemba Pintadinho de São Gonçalo do Amarante. O grupo já foi tema de estudos de gente como Mário de Andrade, Deifilio Gurgel, Oswaldo Lamartine e Câmara Cascudo.

Kleber e Mestre Dedé.

Além do Boi Calemba Pintadinho ser o protagonista do especial Som Sem Plugs de São João 2019, também batemos um papo com Kleber de Sousa Teixeira. Ele é porta voz do grupo e responsável pelas cantorias e parte cômica do Boi e conta mais sobre a rica história do pintadinho.

Quando teve início o boi calemba pintadinho? Já possui mais de 100 anos de atividade?

O boi calemba pintadinho tem 114 anos de história, nas pesquisas do pesquisador Deifilio Gurgel, se trata de um dos grupos mais antigos do RN.

Qual a importância dessa manifestação cultural para a cidade de São Gonçalo do Amarante e para o RN?

Guardamos as lembranças dos nossos antepassados, importante preservá a memória de um povo.

Como essa tradição é passada para as novas gerações?

Repassamos através da oralidade, e coreografias dançada a mais de cem anos.

Mestre Dedé Veríssimo. Foto: Luana Tayze.

O boi é atualmente comandado pelo mestre Dedé Veríssimo. Há quanto tempo ele está a frente do grupo e como chegou lá?

Mestre Dedé está há 38 anos na frente do grupo, começou a brincar no grupo desde criança, na adolescência passou a ser o mascarado (birico) e com a morte do mestre pedro guajiru assumiu o grupo e está até os dias de hoje.

O boi desenvolve atividades ao longo do ano? São quantos participantes? Como é a produção?

O boi é composto de 25 componentes, entre brincantes e músicos, o mês de janeiro tem a queima do Boi, o mês de janeiro e agosto são os mais fortes para brincadeira, mais a convite se apresenta qualquer mês. (Se tiver convite) .

Onde o boi calemba pintadinho já se apresentou?

O boi calemba pintadinho, já dançou na posse do presidente João Figueiredo na Praça dos três poderes em Brasília a convite do ministério da cultura. Em 2014 representamos o estado do RN, em um edital de intercâmbio, no Rio Grande do Sul. Em 2011 estivemos em um festival Internacional de folclore em são Paulo, patrocinado pelo SESC já se apresentamos, na Bahia, Maceió, Recife e em várias cidades do RN.

Boi Calemba Pintadinho em ação. Foto: Luana Tayze.

Como avalia a importância de manter as tradições folclóricas do RN vivas e quais são os maiores desafios para que isso aconteça?

A importância é fundamental como falei a preservação da história de um povo, não somos só um grupo folclórico fazemos a parte social também, resgatamos os jovens da ária de risco e da criminalidade e inserimos em nosso convívio, e só largamos quando estão formados em suas universidades.

O maior desafio é o poder público, o interesse dos jovens em participar de um grupo folclórico, a escola tem um papel fundamental nisso, o repasse dos mestres para que outros possam continuar o seu trabalho, e recursos que os grupos não tem nenhum.

Se você ainda não viu, assista ao Mini Doc. do Som Sem Plugs sobre o Boi Calemba Pintadinho logo abaixo:

Entrevista: Boi Calemba Pintadinho e sua história centenária publicado primeiro em http://www.somsemplugs.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s