Automação de e-mails: O Básico que todo Músico Precisa Saber

Automação de e-mails: O Básico que todo Músico Precisa Saber

Por Cheryl B. Engelhardt

Por que você deveria automatizar o envio dos seus e-mails, para colocar seus fãs em uma jornada.

A automação de envio de e-mail pode parecer uma coisa futurista e robótica de usar o seu carro para ler as mensagens. Mas automação já é uma expressão que é usada no mundos dos negócios e do comércio há mais de uma década. E há um motivo para isso.

Infelizmente, o mercado fonográfico demorou algum tempo para aderir a essa tendência. Aí é que eu entro. Depois que eu descobri a automação, minha relação com meus fãs mudou. E também parei de me estressar na hora de escrever minha newsletter mensal.

Eu decidi me jogar de cabeça no conceito de automação e fui a conferências sobre o assunto. Recebi o certificado de “Email Marketing Specialist”, ou “Especialista em E-mails de Marketing”, pela Digital Marketer, e agora vou compilar tudo o que eu aprendi para mostrar pra vocês. Eu estou colocando esse conteúdo em posts de blog,  treinamentos online, livros de tarefas e o meu  curso completo para quem quiser dedicar mais tempo e otimizar suas estratégias de mailing em 100%.

O que é a automação de e-mail?

Mas antes de a gente pular de cabeça nas estratégias, e mapear o que é necessário para ter um sistema automatizado de e-mail, vamos primeiro para o básico. Separar o que é automação do que não é automação.

Automação de e-mail NÃO É:

  • Um jeito fácil de você nunca mais ter de lidar com e-mails.
  • Uma maneira de evitar a obrigação de ter de criar conteúdos excelentes que vão deixar seus fãs engajados. Automação não vai substituir a interação em tempo real com o pessoal do seu mailing.
  • Um processo que livra o músico de responder mensagem, fazer follow up e compartilhar as novidades com seu mailing.
  • Um jeito de substituir a necessidade de fazer música ótima, metas claras e um site lindo.
  • Uma newsletter! Vou falar de novo: NÃO é uma newsletter!

Boa? Boa. então…

A automação de e-mail É…

A automação de e-mail é o processo de configurar seu envio de e-mails para colocar seus fãs numa jornada que vai de assinante do mailing a superfã (e além!)

Leia essa frase acima de novo. Ela é boa!

A automação acontece… SIM! AUTOMATICAMENTE! O que significa que você não tem de fazer nada (depois que ela estiver configurada).

Configurando uma série de e-mails automatizados

A ideia por trás da automação é criar e-mails em levas que podem ser usadas como séries. E o envio dessa série de e-mails é baseado nas ações de cada assinante do seu mailing.

As séries de e-mail podem ser:

  • Série de boas-vindas — uma série de e-mails dando as boas-vindas aos assinantes
  • Séries de Cultivo — e-mails que contam a sua história, que não tentam vender nada, e que servem para cultivar seu relacionamento com os assinantes
  • Série de Monetização — Eu chamo esses de série Rise – apresentar um único produto ou serviço e convidar o assinante a comprá-lo ou contribuir com um projeto

Na Vida Real: a diferença entre e-mails automáticos e uma newsletter

O contrário de uma série de e-mails automatizados é uma newsletter. Uma newsletter é enviada de acordo COM O SEU cronograma, para uma lista de pessoas que se quiserem entrar ali. Então se você mandar uma newsletter sobre sua próxima turnê na quarta-feira, e o Johnny se inscrever no seu mailing na quinta, ele não vai receber sua mensagem.

Se o Johnny se inscrever na quinta e a Molly se inscrever no domingo seguinte, os dois vão receber a mesma série de e-mails de boas-vindas. Digamos que essa série seja formada por quatro e-mails, programados para serem disparados com três dias de distância um do outro. O Johnny vai receber o último e-mail da série quatro dias antes da Molly receber esse mesmo e-mail. Ambos vão ter recebido, no fim, os mesmos e-mails.

A Tecnologia

As plataformas de e-mail mais usadas, tipo Mailchimp, ConvertKit e Constant Contact, permitem que você crie vários tipos de séries de mensagens e campanhas de divulgação. Eu explico como você pode lidar com diferentes plataformas de automação em Rock Your Email List (Arrase no seu mailing, em inglês), mas você também pode procurar os vídeos de tutoriais de cada uma dessas plataformas. Eles são explicações bem simples de como começar e de como usar ao máximo essa tecnologia (eu poderia escrever mais seis páginas da tecnologia por trás da automação de e-mails, mas vou te poupar do sacrifício!)

Concluindo

Automação de e-mail é sua amiga: te ajuda a criar conteúdos que vão ajudar seu leitor durante a jornada que é te conhecer (e te amar!). Depois de você ter criado os e-mails de que vai precisar para cada série, e de ter conectado eles com sua plataforma de e-mails, você pode dormir em paz sabendo que seus assinantes vão receber conteúdo de qualidade, como deveria ser.


Distribuição de álbuns por apenas US$29. Vamos lá!

Automação de e-mails: O Básico que todo Músico Precisa Saber publicado primeiro em https://somosmusica.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s